O Projeto de Identidade Visual é um plano que definirá as características visuais de uma peça de design gráfico para a divulgação de sua empresa. São elaborados através de um Projeto gráfico com um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação.

No jornal impresso, o projeto gráfico define principalmente o formato do papel, a famílias tipográficas usadas e a malha tipográfica.

Um bom projeto gráfico editorial é aquele que conduz os olhos dos leitores sem se tornar o elemento principal daquela página. Sem interferir na qualidade da leitura. As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial.

Um projeto gráfico é constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto de visual - layout - (cores, tipografia, design, etc.), bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, conteúdo). Geralmente um projeto gráfico é antecedido de uma série de perguntas junto ao cliente, o que se denomina briefing. O objetivo do briefing é enfatizar questões que servirão de ferramentas relevantes na constituição do projeto.

 

home